quinta-feira, 15 de setembro de 2011

I Conferência de Juventude de Macaé

Olá alunos! Quem está postando é a presidente, e eu gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência na I Conferência de Juventude de Macaé, que ocorreu na Cidade Universitária, hoje (15 de setembro) durante o dia todo.
Durante a manhã nos foi apresentado o CRJ, um ótimo projeto social que leva aos jovens cultura e lazer de forma gratuita (recomendo pesquisarem a respeito, pois é um projeto realmente bom!)
A tarde cada convidado e delegado participou de um eixo de debates e o meu foi Violência e Direitos Humanos e, nossa, como eu fiquei obcecada por aqueles jovens!
Eram jovens da minha idade, porém de comunidades desfavorecidas de Macaé, Malvina e Nova Holanda. Estou até agora em êxtase de vê-los. Eram extremamente inteligentes, ótimos oradores, tinham um visão realista, os pés nos chão e estavam mostrando que estavam lá não só por eles, mas para os futuros macaenses. Sim, aprendi muito com a realidade deles. Votamos contra a maioridade penal com um ótimo argumento. "Jovem não pode ser mandado para a prisão, pois o ECA diz que o jovem tem direito a se desenvolver, então que as instituições que abrigam menores infratores sejam trabalhadas para levar esperança as jovens que nela estão, para que eles tenham esperança, sejam reabilitados e possam voltar para a sociedade."
Confesso que fui imparcial, mas esse argumento foi claro, e aqueles jovens ali todos votaram a favor desse projeto, pois eles reconhecem pela realidade deles que essa é a solução. Com o apoio do vereador Danilo Funke, um dos vereadores que mais defende e trabalha com a juventude macaense, eles reivindicaram o aumento as vagas universitárias para os estudantes da rede pública (50% das vagas) e querem um abaixo assinado para que seja lei (pelo menos em nível municipal): "Lugar de Filho de Político é na Escola Pública!"
Essa experiencia me fez ver o quanto o município de Rio das Ostras carece de gente assim. Que luta pelo futuro da cidade. Não adianta falar que sairá do município, tentará faculdade na metrópole e ficará por lá. Será que você tem que ir até o ensino e não o ensino até você?
Queridos estudantes, parem de serem explorados e passados para trás pelo seu governante. Vamos nos politizar. A I Conferência de Juventude de Rio das Ostras está aí para que você dê o primeiro passo. Vote, participe, debata. O município é seu!
Me candidatarei a Delegada para representar o município de Rio das Ostras, e com prazer, na Conferência Estadual, porque amanhã ainda serei jovem e quero meus direitos, depois de amanhã meus filhos serão jovens e quero os direitos deles.

Galera que participou do evento, incluindo o Grêmio Nova Meta, o diretor do IFF Macaé e o Vereador Danilo Funke.

Um comentário:

  1. É sério que me cortaram da foto (tava do lado do amigo de boné)?
    Fico feliz que vcs tenham gostado da conferência. Acho que foi muito positiva pois tenho certeza que muitos jovens saíram de lá com aquela "pulga atrás da orelha" sobre o nosso futuro e o futuro da juventude macaense.

    Seguindo o blog! Abraços!

    ResponderExcluir